top of page
Trabalhando no laptop

TRABALHOS CIENTÍFICOS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
16 de setembro de 2024
COMUNICAÇÃO DO RESULTADO
15 de outubro de 2024

1.      Das datas de recebimento dos trabalhos

1.1.   A data limite para o recebimento dos trabalhos será 16 de setembro de 2024 às 23:59, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.

2.      Do local para o envio dos trabalhos 

2.1.   Os trabalhos deverão ser encaminhados através do preenchimento do formulário eletrônico com acesso através de link informado no final desta página. Resumos enviados por e-mail não serão aceitos. Eles devem ser classificados em um dos seguintes eixos:

Antimicrobianos

COVID-19

Educação médica em Infectologia

Hepatites virais

HIV/Aids

Imunizações

Infecções comunitárias

(pele e partes moles, ossos, articulações, infecções respiratórias, endocardites, sistema digestório, infecções do SNC, infecções urinárias, infecções sexualmente transmissíveis, sepse)

Infecções em transplantes e outros pacientes imunocomprometidos

(exceto HIV)

Infecções fúngicas

Infecções relacionadas à assistência à saúde

Infecções virais

(todos os vírus, exceto HIV e hepatites)

Saúde global

(Medicina de viagem, Medicina Tropical, Parasitologia)

Tuberculose e outras infecções causadas por micobactérias

2.2.   Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.

2.3.   Antes de enviar o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissões, 16 de setembro de 2024 às 23:59. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente para esse autor pelo e-mail cadastrado e ele deverá encarregar-se de repassar aos coautores.

 

2.4.   Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para quem o submeteu, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos). 

 

2.5.   Em até 12h você deve receber um e-mail automático confirmando o envio do resumo. Caso não o receba dentro do prazo informado, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato com a Secretaria Executiva e relate o não recebimento do e-mail de confirmação de submissão.

 

2.6.   Não é permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.

2.7.  A Comissão Avaliadora de Trabalhos se reserva ao direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.

3.      Da comissão julgadora 

3.1.   Os trabalhos serão analisados pela Comissão Avaliadora de Trabalhos do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia.


3.2.   Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.


3.3.   SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS ORIGINAIS, REVISÕES SISTEMÁTICAS COM METANÁLISES OU RELATOS DE CASO. REVISÕES DE LITERATURA, AINDA QUE SISTEMÁTICAS, NÃO SÃO ACEITAS E NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA ANÁLISE.


3.4.  Relatos de caso somente são aceitos em condições excepcionais, se efetivamente tratarem de doenças ou apresentações atípicas, cujo conhecimento deva ser da comunidade de infectologistas.

3.5.  O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Avaliadora reserva-se ao direito de alterar esta escolha. A decisão final da Comissão Avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

3.6. A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho e ocorrerá até o dia 15 de outubro de 2024.

4.      Dos trabalhos 

4.1.   Os trabalhos deverão ser submetidos em língua portuguesa.


4.2.   Um dos autores deverá ser inscrever no IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia (adesão paga e confirmada) em até 7 dias após a divulgação da aceitação do trabalho, ou seja, até o dia 22 de outubro de 2024. O valor da inscrição obedecerá ao calendário progressivo estabelecido para o evento.  


4.3.   O resumo deverá ter no máximo 2500 caracteres (incluindo espaços), sem contar título e autoria/filiação, e obedecer às regras de formatação abaixo descritas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.

4.3.1. Título: incluir no local indicado o título completo do trabalho, contendo até 250 caracteres (incluindo espaços), primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.


4.3.2. Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso. O nome do apresentador deverá estar identificado. Em artigos originais serão permitidos até oito autores, em relatos de caso, até cinco autores. Não será permitido adicionar ou remover autores após o prazo de submissão.


4.3.3. Afiliação: as afiliações devem ser cadastradas no sistema. Somente é permitido uma instituição por autor.

4.3.3.1. Texto do resumo para artigos originais: utilizar parágrafos nas subdivisões (Introdução/Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar discussão como item separado. Apenas esses quatro itens serão considerados. Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos.

 

4.3.4. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.

 

4.3.5. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

4.3.6. Não serão aceitas figuras e/ou tabelas. 

4.3.7. Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 2500 caracteres.

4.4.   Serão aceitos até 10 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.  O mesmo autor pode ser o apresentador de no máximo 5 trabalhos.

4.5.   Não envie vários resumos sobre facetas sobrepostas do mesmo projeto, a menos que cada resumo tenha informações importantes e novas, além de serem claramente independentes. Resumos repetitivos serão rejeitados.

 

4.6.   Serão permitidas alterações e/ou correções nos trabalhos até o prazo final de submissão, 16 de setembro de 2024. Nenhuma alteração será aceita após este prazo.

4.7.   Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

 

5.      Da apresentação dos trabalhos selecionados

5.1.   Do formato dos Pôsteres: os pôsteres serão apresentados no formato eletrônico (e-pôster). Disponibilizaremos o template no site do Congresso.

5.2.   Do formato Apresentação Oral: o trabalho será apresentado em sessão especial durante o Congresso, em data a ser definida. O formato da apresentação será informado no momento do comunicado da aprovação. O dia e horário da apresentação será informado até o dia 21 de outubro.

5.3.   O cronograma de apresentação dos trabalhos selecionados é estabelecido pela organização do congresso. Não será possível atender a solicitações de datas e horários. O autor poderá solicitar que um coautor inscrito no congresso apresente o trabalho, caso esteja impossibilitado. A solicitação para alteração do apresentador deverá ocorrer com até 10 dias de antecedência para o início do Congresso.

6.      Certificado

6.1.   O certificado será em formato eletrônico. Os autores que apresentarem seus trabalhos poderão emitir seus certificados via site do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia, no prazo de 7 dias úteis após o término do evento.

6.2.   A não apresentação do trabalho científico implicará em não fornecimento do certificado.

6.3.   Será emitido um certificado por trabalho com os nomes de todos os autores na ordem em que foi cadastrada no sistema. Não será emitido certificado de apresentador

7.      Premiação

7.1.   Dentre os trabalhos selecionados para apresentação oral, serão escolhidos os três melhores para premiação específica. O anúncio dos trabalhos premiados será feito durante a sessão de encerramento.

7.2. Os três melhores trabalhos selecionados para apresentação oral, independentemente da categoria, receberão, além do certificado:

1º lugar – 3 inscrições para o Infecto Salvador 2025;

2º lugar – 2 inscrições para o Infecto Salvador 2025;

3º lugar – 1 inscrição para o Infecto Salvador 2025.

8.      Disposições Gerais

8.1. Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia.

Em caso de dúvidas, favor contatar:

logo_MEZCLA_edited.png

Secretaria Executiva

Mezcla Eventos

E-mail: temalivre@mezclaeventos.com.br

(informar o nome do evento no assunto)

bottom of page